O FIM DOS CONCURSOS PÚBLICOS

Este título é tão absurdo quanto dizer que a terra é plana !!! O Brasil tem aproximadamente 100 milhões de trabalhadores e cerca de 12 % são funcionários públicos, isto é cerca de 12 milhões, distribuídos da seguinte forma:

Fontes: IPEA, STN e IBGE 2016

Para cada 100 trabalhadores brasileiros, 12 são servidores públicos, de acordo com a OCDE. Nos países mais desenvolvidos, o percentual costuma ser quase o dobro, isto é, a média é de 21 funcionários a cada 100 empregados. Na Dinamarca e Noruega, mais de um terço da população economicamente ativa está empregada no serviço público. Portanto apesar do discurso do novo governo federal, sempre existirão muitas vagas para as pessoas bem preparadas.

É falácia dizer que não existirão mais concursos públicos, o governo federal só tem poder sobre o executivo, que representa cerca de 1/3 dos 11% do total de vagas no setor público, isto é, menos de 4% do total. O governo federal tem muito pouco poder para dizer que não existirão mais concursos públicos no Brasil.

Continue estudando e se preparando porque até na esfera pública federal do executivo teremos muitos concursos. 

Outro aspecto muito importante é a diferença entre as médias salariais no setor privado e no setor público.

Fonte: Idados, a partir da RAIS e da Pnad Contínua

A diferença salarial entre o setor judiciário e o setor privado chega a 6 vezes, em relação ao setor legislação mais do dobro e o executivo mais de 50%.

Além do aspecto salarial existe a diferença de carga horária de trabalho e estabilidade, esse fatores propiciam uma qualidade de vida muito maior para o trabalhador de qualquer área pública.

Portanto não acreditam na falácia do fim dos concursos, nem deixem de se preparar para as oportunidades que sempre existirão no mercado público.      

Eugenio Montoto – Equipe GODFATHER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *