A ROTINA PARA UMA APROVAÇÃO GARANTIDA

A aprovação em um concurso público exige uma rotina de estudos absolutamente diferente da rotina que um aluno adota ou adotou em uma faculdade.

Na faculdade, o curso é subdividido em períodos de seis meses, as provas ocorrem a cada dois meses. Em cada período o estudante está dedicado a 6 disciplinas em média e raramente o conteúdo relativo a uma disciplina é exigido por completo.

Em concursos públicos o candidato precisa estudar o conteúdo completo de 10, 15 ou até 25 disciplinas e não sabe quando será a prova, isto é, as provas podem ser daqui a 2 ou 3 anos.

E qual é o efeito prático sobre a forma de estudar ?

Os estudantes precisam aprender a guardar imensas quantidades de conteúdos por longos períodos de tempo, esse é o efeito prático ou a diferença fundamental.

Com um agravante, existem diversas disciplinas que o estudante jamais teve contato na vida ou não tem qualquer empatia porque não fazem parte do universo de conhecimento da sua formação.

Como superar este desafio ?

O estudante precisará aprender o que é estudo de alta performance, assim como um atleta que quer participar de uma olimpíada. Você não precisa vencer a olimpíada, mas precisará ter rendimento para participar e isso requer uma preparação absolutamente especial.

O que é estudar em alta performance ?

Sendo bastante objetivo, o estudo em alta performance é constituído dos seguintes pilares:

1) Disponibilidade de pelo menos 20 horas de estudo por semana.

2) Organização das disciplinas em ciclos de estudo.

Um ciclo de estudos é um conjunto de disciplinas organizadas de de forma fracionadas e intercaladas. O fracionamento obedece quesitos de qualidade do estudante em relação a cada disciplina, como grau de conhecimento, dificuldade e gosto pela matéria. Por exemplo, se o estudante sabe, gosta e não tem dificuldade em uma disciplina ele necessitará estudar uma hora no ciclo, caso o estudante não conheça a disciplina, não goste e tenha grande dificuldade com aquele tipo de conteúdo, cada vez que iniciar o estudo desta matéria nós recomendamos que ele se dedique 3 horas.

O intercalação das disciplinas obedece a critérios científicos que abordam o tema estudo de alta performance. Esses artigos científicos comprovam que o cérebro humano necessita alterar o tipo de conteúdo periodicamente para obter melhor performance e conseguir concentração por longos períodos de estudo.

   Acima temos um exemplo de um ciclo de estudos sugerido para um aluno. Esse ciclo tem um total de 810 minutos, isto é, 13,5 horas.

 3) Estudo correto em cada fração do ciclo.

O tempo dedicado a cada disciplina ciclo é um tempo onde o aluno deve  estudar sozinho, não faz parte do dimensionamento do ciclo o  tempo consumido em aulas presenciais.

Cada fração de tempo deve ser utilizada para ter contato e entender o conteúdo, fazer resumos e ou resolver questões e fazer revisões de conteúdos já estudados.   

            ESTUDO, RESUMOS, QUESTÕES, REVISÃO

O estudo de um conteúdo novo tanto pode ocorrer pela leitura de um livro especializado, como assistindo uma aula ON LINE (vídeo aula).

O resumo do que foi estudado é muito importante mas nem tudo precisa de resumo, conteúdo mais fáceis e relacionados com os conhecimentos mais familiares não precisam de resumos.

O aluno precisa aprender a fazer resumos utilizando diagramas, quadros, fluxogramas ou mapas mentais.

Fazer questões tanto é uma forma de verificação se o aprendizado ocorreu como também é uma forma de revisão.

A última etapa de uma fração de tempo no ciclo de estudos é a revisão de conteúdos estudados, é na revisão que o conteúdo se perpetua na memória de longo prazo.

4) Revisão.

O grande mestre, Pierluigi Piazzi, nos ensinou que aula assistida hoje precisa ser revisada hoje. Nosso cérebro irá descartar no sono profundo da próxima noite tudo que não revisarmos adequadamente antes de dormir.

Portanto é fundamental a revisão de tudo estudado em um dia, no mesmo dia. A revisão do dia seguinte também é fundamental e depois da semana seguinte e depois do mês seguinte.    

É com processo correto de revisão que o conteúdo irá se perpetuar na memória e estará disponível quando o aluno precisar dele no dia da prova

Eugenio Montoto – EQUIPE GODFATHER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *